Cidade & Região

Na série, Biografia, o sr. Romeu Mundim Pena

Romeu nasceu a 16 de março de 1928 em Monte Carmelo, filho de Gil Vieira Penna e Maria Mundim Pena, caçula de uma família de quatro irmãos: Afrânio, José e Roberto.

Desde criança sempre teve o contato com a terra. Quando criança não saía do lombo de um cavalo, sendo um exímio cavaleiro de muitas andanças. Lembra de histórias de quando corria para ver as comitivas e boiadas que passavam nos fundos da chácara de seu pai, indo de Paracatu para Barretos.

Cursou o primário na Escola Estadual Melo Viana, iniciou o ginasial no colégio interno Dom Lustosa em Patrocínio, mudou-se para Belo Horizonte concluindo o curso ginasial no Colégio Arnaldo.

Cursou Contabilidade na escola técnica de Minas Gerais, formando-se contabilista em 1948.

Em 1949 iniciou na profissão de representante comercial do atacado de tecidos e armarinhos pertencente ao seu Sr. Gil Vieira Penna, viajou por várias cidades de Minas Gerais, atravessou o Rio São Francisco de barco para atender clientes longínquos, enfrentou temporais, atoleiros em uma época de estradas precárias, profissão a qual deixou em 1955.

Em 31 de julho de 1954 casa-se com Junice Langoni Pena e constitui uma família de sete filhos: Maria de Fátima, Roberto, Gil, Romeu, Eduardo, Marília e Rafael.

Em julho de 1955 retorna a Monte Carmelo, cidade que ama, vindo para administrar a Casa GilPena de tecidos e armarinhos em sociedade com seu pai, além das atividades comerciais, Romeu tinha outras atividades, comprava café na região e revendia em Sacramento.

Sua preferência pela agropecuária culminou com a compra da Fazenda Araras onde foi precursor no plantio de café no cerrado, produtor de mudas de café, plantio de maracujá sendo um dos maiores produtores da região e avicultor, comercializava frangos nos idos de 1970, em Brasília, Capital Federal.

Em 1965 funda a primeira linha de leite de Monte Carmelo com a Nestlé, em sociedade com José Jeová Mundim, seu primo e amigo, viajando todos os dias para outro município para a entrega do produto.

Em 1970 adquire o estoque da loja de materiais de construção de José Scarpelline, e muda seu ramo comercial de tecidos para materiais de construção com o mesmo nome Casa GilPena Ltda.

Em 1980 constrói a nova sede da Casa Gilpena Materiais de Construção e passa a gerência a seu filho Roberto, podendo assim se dedicar mais à agropecuária.

Em 1983 adquire a Fazenda Perdizes onde realiza seu sonho de trabalhar e fazer o que mais gostava, dedicar à pecuária. Ao longo dos anos adquire mais propriedades vizinhas e hoje detém mais de 600 hectares onde se dedica à pecuária de corte.

Em 1988 como bom empreendedor funda a Empreendimentos Imobiliários GilPena, compra, venda e incorporação de lotes sempre acreditando no progresso de nossa cidade.

Foi premiado pela empresa ILLY CAFÉ em um concurso nacional de café pela qualidade dos grãos selecionados e produzidos com o café do cerrado em conjunto com Romeu Filho e Eduardo, seus parceiros na cafeicultura.

Em 2009 planta na Fazenda Perdizes 16.000 seringueiras.

É um dos doadores do terreno para Universidade UFU, Campus –Monte Carmelo.

Romeu Mundim Pena, em seus 91anos é sinônimo de pioneirismo, empreendedorismo, bem-estar, amizade e fé em Deus.

 

Deixe uma resposta