Cidade & Região

Una Uberlândia agora é Centro Universitário Una

Uberlândia acaba de ganhar um novo centro universitário. Com a publicação da portaria pelo Ministério da Educação (MEC), a faculdade Una de Uberlândia agora passa a ser credenciada junto ao governo federal como Centro Universitário Una.

Com nota 5 na avaliação institucional do MEC, a Una também é a única instituição privada da cidade que conseguiu conceito máximo em um dos cursos da sua grade de ofertas no último Exame Nacional de Cursos (Enade). Atualmente são oferecidos 19 cursos nas áreas de Gestão, Tecnologia, Direito, Engenharias, Saúde e Medicina Veterinária.

Segundo o MEC, para ser considerado centro universitário é necessário que a instituição de ensino seja pluricurricular, com uma ou mais áreas do conhecimento e se caracterizar pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. Ainda de acordo com o MEC, o centro universitário tem a autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.

O credenciamento da Una Uberlândia como Centro Universitário Una, assim como já é em Belo Horizonte, é resultado de uma série de investimentos em infraestrutura, matriz curricular e corpo docente feitos desde a chegada da instituição de ensino na cidade em 2016. A diretora da Una Uberlândia, Daniela Tessele de Giacomo, destaca algumas das ações realizadas. “Assim como na nossa matriz, agora também somos Centro Universitário, o que muito nos orgulha pois é uma transformação que valoriza o que foi realizado nestes três anos em que chegamos em Uberlândia. Na busca contínua pela excelência da qualidade, implementamos metodologias modernas de ensino, investimos em infraestrutura para melhor atendimento aos alunos, atualizamos laboratórios existentes e criamos novos, trabalhamos no envolvimento do aluno não apenas na instituição, mas com a comunidade e o mercado de trabalho, incentivando na geração de novos empreendedores, além de cidadãos mais conscientes. Esse é um breve resumo do muito que fizemos, e que foi reconhecido nas rigorosas avaliações do MEC, nos garantindo a nota máxima e este credenciamento”, destacou a diretora.

O reitor do Centro Universitário Una, Rafael Ciccarini, ressalta a importância deste credenciamento e seu impacto não apenas à instituição e alunos, mas para a sociedade. “Somos uma das instituições de ensino da Ânima Educação, e o que nos move junto com todas demais é transformar o país pela educação. Este credenciamento mostra que nossos esforços estão sendo reconhecidos e estamos no caminho certo, sendo resultado de muito trabalho e do envolvimento efetivo de toda equipe, com a busca por fazer o melhor sempre. Ter a qualidade conferida e validada pelo MEC, com a autorização desta transformação, é de grande importância para nós educadores, para os alunos e a sociedade que será atendida por profissionais formados com diferenciais que oferecemos. É isso que desejamos, contribuir de forma cada vez mais efetiva com nossos alunos e toda a comunidade. Parabenizo a todos que são parte do Centro Universitário Una, seja diretamente ou indiretamente por meio das parcerias, assim como a esta cidade que nos recebeu de forma tão carinhosa e nos abre possibilidades de estarmos cada vez mais próximos”, concluiu o reitor.

O Centro Universitário Una em Uberlândia está instalado no bairro Karaíba, em um prédio com seis andares, com biblioteca com amplo acervo, espaços acadêmicos renovados, salas de metodologias ativas, espaços de coworking e startups, Núcleo de Práticas Jurídicas e diversos laboratórios completos e atualizados. Os cursos oferecidos são: Administração; Agronomia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Biomedicina; Ciências Contábeis; Direito; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Estética e Cosmética; Fisioterapia; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos; Logística; Marketing; Medicina Veterinária; Odontologia; Psicologia e Sistemas de Informação.

 

Sobre a Una

Com 58 anos de tradição em ensino superior, a Una é considerada um dos melhores centros universitários privados do país de acordo com a avaliação do IGC (Índice Geral de Cursos) divulgado pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) – o principal indicador nacional de qualidade do ensino superior no Brasil. A instituição de ensino também tem a qualidade reconhecida com 231 estrelas na edição 2019 do Guia da Faculdade do Estadão e Quero Educação.

Atualmente, a Una conta com 48 cursos de graduação, entre bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica e mais de 30 cursos de Pós-graduação.

Deixe uma resposta