Agronegócio Ciência e Tecnologia

Pesquisadora brasileira chega à final de concurso mundial de agrociência

A mestre em aquicultura pela UFSC, Renata Oselame Nóbrega, desenvolveu um estudo sobre a utilização de microalgas na dieta de tilápias

Foram selecionados os finalistas do Alltech Young Scientist 2019, reconhecido como o maior concurso científico de agrociência do mundo. Em sua 14º edição, o programa recebeu trabalhos de 120 universidades, em 40 países. Entre os quatro finalistas selecionados pela Alltech ao redor do mundo, está a mestre em aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Renata Oselame Nobrega, que representará a América Latina com um estudo sobre a utilização de microalgas na dieta de tilápias para melhorar a digestibilidade desses animais durante os meses de inverno.

“A tilápia é a segunda maior espécie da aquicultura cultivada no mundo e presente em todos os continentes. Com isso acaba enfrentando condições sub-tropicais em diversas regiões, como nos estados do sul do Brasil. Com melhora na nutrição e na imunidade desses animais, temos a expectativa de que a produção mundial também cresça”, explica a pesquisadora.

O estudo ainda demonstrou que a utilização de 1% da suplementação com as microalgas em substituição ao óleo de peixe, tradicionalmente utilizado nas dietas desses animais, resultou em crescimento de 5,31% na produção das tilápias. Isso acontece pela rica presença de DHA (ácido graxo rico em ômega 3) nas algas, sendo essa uma substância fundamental para o desenvolvimento da espécie.

Premiação

Os alunos de pós-graduação de universidades nacionais e internacionais competirão com trabalhos de alto nível para concorrer a US$ 10.000,00 e fazer parte de um dos grupos de cientistas mais inovadores do mundo. Os vencedores da competição internacional receberão o prêmio durante o ONE: Simpósio de Ideias Alltech, que acontece de 19 a 21 de maio deste ano em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos.

Os alunos apresentarão suas pesquisas a um grupo de jurados internacionais, além de terem a chance de desenvolver perfil liderança, orientação profissional e oportunidades de networking com todas as despesas pagas durante a AYS Discovery Week, evento que também ocorre durante o simpósio internacional da Alltech.

“Durante 14 anos, a Alltech tem tido a honra de oferecer para a próxima geração de líderes de agrociência a oportunidade de participar da Alltech Young Scientist, apresentando suas pesquisas para um público internacional”, afirma o vice-presidente e diretor científico da Alltech, Dr. Karl Dawson.

Conheça os finalistas e seus temas de pesquisa:

Renata Oselame Nobrega, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

“Suplemento dietético Aurantiochytrium sp., uma fonte de ácido docosahexaenóico, promove o crescimento de tilápia-do-Nilo em temperatura sub-ótima”.

Deeksha Shetty, Universidade de Saskatchewan, Canadá

“O papel do fator sigma RpoE e sistemas Cpx de dois componentes na formação de biofilmes por Salmonella enterica subsp. enterica serovar enteritidis”

Anouschka Middelkoop, Universidade de Wageningen, Holanda

“O nível de ingestão de alimentos durante a lactação de matrizes e como a estratégia de apresentação da ração afeta o desempenho dos leitões”.

Bing Liu, Universidade de Jiangnan, China

“Estabilidade oxidativa e atributos de qualidade muscular de poedeiras alimentadas com oligoelementos orgânicos como cofatores de enzimas antioxidantes”.

Para mais informações sobre o programa Alltech Young Scientist, visite o site www.alltechyoungscientist.com.

Sobre a Alltech:

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech descobre e entrega soluções para a nutrição sustentável de plantas, animais e pessoas. Com mais de 100 unidades de produção global, a Alltech é líder em produção e processamento de leveduras e minerais na forma orgânica.

Nosso princípio orientador ACE busca desenvolver soluções que são seguras para os animais, consumidores e também para o meio ambiente. São mais de seis mil colaboradores espalhados pelo mundo que têm o compromisso de para trabalhar todos os dias para nossos consumidores.

A Alltech é uma empresa familiar – o que permite se adaptar rapidamente às novas necessidades do consumidor e a permanecermos focados em inovação de ponta. Sediada em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos, a empresa tem uma presença forte em todas as regiões do mundo. Para mais informações, visitewww.alltech.com/news. Nos contate também pelo Facebook.

Deixe uma resposta