Agronegócio

Uso de minerais orgânicos aumenta produção de ovos de qualidade acima da média nacional

Com aves mais resistentes à doenças, ovos produzidos em granja de Goiás alcançam índice de 91% de qualidade

Aves mais saudáveis resultam no aumento da produtividade e, consequentemente, em uma qualidade maior dos ovos. Para alcançar essa resistência nas galinhas poedeiras, a utilização de soluções naturais à base de minerais na forma orgânica estão entre as alternativas mais eficazes para os criadores de aves de postura. Premiada por ser a primeira granja na américa latina e segunda no mundo por conquistar a marca de 500 ovos por galinha produzidos em 100 semanas, a Granja Pavão, localizada no município de Abadiânia (GO), notou aumento de 6,5% em sua produção nos últimos anos, tendo índice de 91,5% de ovos de qualidade em seu plantel (a média nacional gira em torno de 85%).

Essa qualidade é atingida graças à casca do ovo, que é responsável pela durabilidade e resistência das propriedades nutricionais, sendo muito importante para a inserção do produto no mercado. Quanto mais espessa for a casca, maior segurança na logística das granjas até a mesa dos consumidores. “Nós trabalhamos hoje com 91% de qualidade. Notamos que isso é decorrente do trabalho que realizamos com o uso dessas soluções naturais, ou seja, com a utilização de minerais orgânicos”, explica Luiz Fernando Pavão, um dos proprietários da Granja Pavão.

A Granja Pavão aplica os minerais na forma orgânica desde o nascimento das aves, mantendo sua utilização ao longo de toda a vida dos animais, o que garante maior resistência à doenças no plantel. “Temos o retorno com essa menor mortalidade, o que garante maior produção e melhor qualidade dos ovos. Nós não temos gastos com tratamentos, então a vantagem é maior que o custo inicial, se mostrando lá na frente como um ótimo investimento”, avalia Luiz Pavão.

Soluções ao produtor

As soluções naturais baseadas em minerais na forma orgânica como o selênio são responsáveis por esses índices de qualidade na produção e na casca dos ovos. Segundo o gerente de vendas da Alltech do Brasil, Eduardo Oliveira, essa resistência à doenças verificada pela Granja Pavão é atingida pela estabilidade gerada no trato digestivo das aves.

As soluções utilizadas melhoram o empenamento e qualidade da pele dos animais, além do desenvolvimento esquelético, proporcionando melhoria na qualidade de casca, com redução no número de ovos trincados, quebrados e com casca fina, gerando aumento de produção”, salienta Oliveira.

Com o objetivo da auxiliar o avicultor, a Alltech desenvolveu o Bioplex TR Se, uma solução completa de microminerais na forma orgânica, para atender na medida certa as exigências dietéticas nutricionais para as aves, impactando na melhora da saúde animal e na qualidade produtiva.

Os microminerais na forma orgânica são melhor aproveitados pelo organismo do animal, melhorando sua capacidade imunológica com o aumento na produção de anticorpos, o que gera maior proteção à doenças nessas aves”, explica Oliveira.

—-

Sobre a Alltech:

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech descobre e entrega soluções para a nutrição sustentável de plantas, animais e pessoas. Com mais de 100 unidades de produção global, a Alltech é líder em produção e processamento de leveduras e minerais na forma orgânica.

Nosso princípio orientador ACE busca desenvolver soluções que são seguras para os animais, consumidores e também para o meio ambiente. São mais de seis mil colaboradores espalhados pelo mundo que têm o compromisso de para trabalhar todos os dias para nossos consumidores.

A Alltech é uma empresa familiar – o que permite se adaptar rapidamente às novas necessidades do consumidor e a permanecermos focados em inovação de ponta. Sediada em Lexington, Kentucky, nos Estados Unidos, a empresa tem uma presença forte em todas as regiões do mundo. Para mais informações, visite www.alltech.com/news. Nos contate também pelo Facebook.

Deixe uma resposta