Cidade & Região Entretenimento Gente & Comportamento Notícias

CICLISMO UM ESPORTE CADA VEZ MAIS COMUM NO BRASIL

O Jornal Expresso do Cerrado, procurou se informar sobre esse esporte que é cada vez mais crescente no Brasil. Milhares de pessoas usam a bicicleta diariamente, seja para trabalhar, para ir para faculdade ou escola ou simplesmente por prazer. Como qualquer outro esporte, o ciclismo trás benefícios, mais se praticado de maneira errada e imprudente também pode trazer problemas, para tirar suas duvida o Expresso ouviu dois ciclistas, um Cirurgião Dentista e uma ciclista profissional. Falamos com á Julia Nascimento da cidade de Uberlândia e também com o Dr. Allan Leonardo, da cidade de Monte Carmelo.

Segundo  Allan, o ciclismo pode ser iniciado partir de 1 ano e meio de idade quando a criança aprende a anda, pode ser usado para combater a obesidade, além de ser um excelente exercício que faz muito bem para o coração e pulmões , pois submete o sistema cardio vascular ao esforço leve, médio ou moderado dependendo da intensidade da pedalada.  Ainda segundo Allan, o ciclismo trás outros benefícios, como controle de peso, melhora da capacidade cardio respiratória, qualidade de vida por liberar endorfinas e causar sensação de bem estar logo após á pedalada, é aconselhável andar pelo menos meia hora por dia.

Perguntamos também ao ciclista de Monte Carmelo se idosos podem praticar ciclismo:

Desde que consulte o cardiologista e esteja bem de saúde.  

Ele ressaltou ainda:

É um esporte sem contra indicações e previne vários tipos de doença e conheceria paisagens deslumbrantes que você não conheceria se fosse de carro, o exercício do ciclismo é um meio de transporte que também não polui e você pode praticar junto com os amigos.

Segundo o doutor, á vários modelos de bicicletas diferentes, cada modalidade do ciclismo tem uma especifica, e os ciclistas devem usar bermuda com proteção na região das nádegas e períneo com espuma especial, camisa com bolsos nas costas, além de óculos de proteção, luvas adequadas e capacete. 

Agora que já sabemos sobre os cuidados e indicações, vamos acompanhar á história da ciclista Julia Nascimento Nunes. 

Meu nome é Julia Nascimento Nunes, eu pratico o ciclismo há um pouco mais de dois anos.Eu comecei a praticar por convite de amigos meus que iam com frequência e sempre falavam muito bem do esporte.

Eu não procurei um médico quando iniciei, pois sempre conversava bastante com as pessoas mais experientes e eles davam muitas dicas, por exemplo, de como usar as marchas, altura do banco, altura do quadro da bicicleta etc. Mas depois de um tempo, quando fiquei firme neste esporte, achei importante consultar o medico para checar minha saúde e meu preparo. Participei de duas competições, o JEMG (jogos escolares de minas gerais) etapa estadual e a outra foi o Jogos  Escolares da Juventude, etapa nacional. No JEMG, competição estadual, eu fiquei em 1° lugar na prova de resistência e em 2° na prova contra o relógio, eu e mais uma garota classificamos para a etapa nacional que foi os Jogos Escolares da Juventude, em que fomos nós duas representando o estado de Minas Gerais, nesta etapa eu sofri um acidente logo na primeira prova, bati a cabeça fiquei desacordada e depois de ser examinada no hospital, o medico não me liberou para participar das provas nos dias seguintes, minha bicicleta estava muito danificada e meu capacete quebrado, então fui desclassificada.         

    Pra mim, o ciclismo além de esporte,  é um estilo de vida, você pode levar apenas como um Hobbie , mas também pode adaptar a sua rotina, deixar o carro de lado um dia ou outro e ir para o trabalho ou pra faculdade de bicicleta, isso faz nosso dia começar com pé direito.       

  Há muitos benefícios quando você começa a praticar o ciclismo, eu pessoalmente notei muita diferença. Eu tenho asma e desde que comecei a pedalar minha saúde melhorou muito mais do que com todos os remédios que eu usava, minha disposição aumentou muito, faça chuva ou sol eu sempre estou preparada pra mais uma trilha, treino ou apenas um passeio. No começo é difícil se acostumar, os músculos doem, o banco incomoda, o cansaço é grande, mas ao longo dos dias nós vamos sentindo os benefícios no corpo, na mente e na saúde.          

  Assim como em todos os esportes, no ciclismo também é igual, se a pessoa não é uma atleta com acompanhamento de profissionais, não adianta treinar todos os dias, forçando mais do que consegue, com uma carga muito alta, distancia muito longa, se não tiver uma recuperação, um descanso adequado, esse supertreinamento vai fadigar o músculo e só vai fazer com que a pessoa tenha uma lesão e perca seu rendimento.                                                

Na minha família sempre tento levar todos, mas não é sempre que eles vão, meu pai pedalava algumas vezes comigo e agora ele sempre deixa o carro um dia da semana e vai trabalhar de bicicleta. Meu irmão adora ir nas trilhas em dias de cachoeira e minha mãe prefere as mais curtas e rápidas.                                                                                                                                                     

   O ciclismo é uma terapia para raiva, em dias estressantes, é notável a diferença que você sente ao chegar em casa depois de alguns Km percorridos, você descarrega toda raiva e energia ruim enquanto pedala.                                                                                                                                         

A bicicleta, por incrível que pareça a bicicleta muitas vezes pode ser mais rápida do que os carros e motos, já aconteceu comigo de eu decidir ir para a faculdade de bicicleta e chegar antes que amigos meus que estavam de carro, pois com a bike não pegamos congestionamento, não pegamos filas, retornos, semáforos etc. Se mais pessoas decidissem trocar o carro ou a moto pelo menos um  dia na semana ou até mesmo no mês, o fluxo de carro ia diminuir muito.                                                                                                                       

Indico para todas as pessoas, de qualquer idade, eu amo esse esporte e acho vale a pena experimentar.                                                                                                                                              

  O investimento inicial é a bicicleta. O aconselhável é que a pessoa tenha além da bike, capacete, luvas, uma garrafinha de água e a cada vez mais ir comprando coisas para melhorar, como lanterna, adesivos refletores, ferramentas.  Tudo isso é apenas para melhorar a segurança dos esportistas, mas o que realmente é necessário para praticar o ciclismo é uma bicicleta , boa vontade e muita animação, foi assim que eu comecei.                                          

Para começar a embarcar no mundo do ciclismo basta dar o primeiro passo, as pessoas que convivem nesse meio são muito receptivas e auxiliam muito os iniciantes, varias vezes já fui empurrada e puxada e se hoje eu já tenho um pouco mais de experiência , foi graças aos bons amigos de pedalada que fiz. Hoje eu sou uma pessoa muito mais disposta e saudável do que antes e se posso aconselhar as outras pessoas, meu conselho é que procurem um esporte que faça bem, seja o ciclismo ou qualquer outro, mas que faça esquecer os problemas, passar a raiva e que faça sentir a alma leve mesmo com todo o corpo cansado.

 

12606773_948732855211540_300469600_n12596128_948732771878215_529586127_n

12575733_948732828544876_522024150_n

Por: João Vitor Alves & Samuel Duarte Simão

Deixe um comentário