Entretenimento

Monte Carmelo comemora 133 anos no dia 06 de outubro

ESTUDANTES RETRATAM MONTE CARMELO POR MEIO DE OLHARES ÚNICOS

O olhar do jovem sobre o passado se materializa na arte da criação. Prédios e situações cotidianas da cidade ganham movimento e vida nas pinceladas coloridas que, aos poucos, vão compondo painéis onde são retratados fragmentos da história de Monte Carmelo para que a cidade mostre, orgulhosa, e para todos, um pouco de suas raízes ao comemorar seus 133 anos.

É isto que prevê um projeto da Casa da Cultura, chamado “Painéis Comemorativos aos 133 anos de Monte Carmelo”, cujo objetivo é celebrar o aniversário da cidade envolvendo as escolas e trabalhando a criatividade dos alunos na produção de painéis artísticos alusivos à história local. Cada painel vai ganhar a pintura de um desenho feito pelos próprios alunos. Estão participando 36 estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de seis escolas. A produção está sendo feita em uma oficina fornecida pela Casa da Cultura.

Além de buscar resgatar o sentimento de amor, de respeito e de pertencimento à cidade, o projeto também visa ensinar os alunos a produzirem arte com técnicas simples e se tornarem multiplicadores do orgulho de pertencer à cidade e também do aprendizado adquirido. A técnica que está sendo utilizada emprega o projetor de slides, que amplia um desenho de 11 cm por 21 cm para um painel de 1,10m por 2,20 m, para onde o desenho é transferido. A pintura é feita com tinta de parede, colorida com pigmentos.

O trabalho dos alunos vai ser transformado em uma exposição, que acontecerá ao longo de todo o mês de outubro, na Casa da Cultura. O horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13 às 17h.

Fonte: Fotos e texto Casa da Cultura de Monte Carmelo

Deixe um comentário