Cidade & Região

Conheça mais o Cerrado Brasileiro

A cidade de Monte Carmelo fica localizada dentro de um dos maiores biomas do Brasil, o Cerrado, que ocupa uma área de aproximadamente 203 milhões de hectares equivalente a cerca de 25% do território brasileiro, com maior presença no Planalto Central.

O Cerrado é considerado bem similar às Savanas, presentes na África e Austrália, caracterizado por árvores relativamente baixas, com troncos retorcidos e intercalados com gramíneas e arbustos. O que difere, principalmente, o Cerrado das outras Savanas é a presença de diferentes espécies da flora e fauna, sendo muitas dessas espécies exclusivas.

O dia 11 de setembro é reservado para a comemoração do Dia do Cerrado, um dia muito importante que faz refletir sobre o desmatamento acelerado, queimadas continuas e a falta de preocupação com tudo isso. A visibilidade econômica do Cerrado sempre gerou mais discussões e com isso se tornou bem mais importante que a preservação. Só a partir da década de 90 que isso entrou em pauta e precisamos continuar a cuidar do que resta do Cerrado nativo.

Por Lucas Vicentinni

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: