Agronegócio

Expedição Suinocultura faz balanço do setor após reabertura do maior mercado para o suíno brasileiro

Expedição Suinocultura faz balanço do setor após reabertura do maior mercado para o suíno brasileiro

Equipe percorreu os seis maiores produtores da proteína animal no país e irá analisar, entre outros temas, os impactos do retorno das importações da Rússia.

O mercado responsável por 40% das exportações nacionais de carne suína retomou no mês de novembro suas importações. No período de quase um ano em que ficou fechada para as exportações brasileiras, a Rússia deixou de adquirir cerca de 230,4 mil toneladas do produto, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Desde desde dezembro do ano passado o país restringiu os embarques brasileiros por questões sanitárias. Os impactos da reabertura desse mercado fundamental para os pecuaristas brasileiros será um dos temas da cerimônia de encerramento da Expedição Suinocultura, que ocorre nesta quinta-feira (22), na cidade de Medianeira (PR).

O evento também irá realizar um balanço sobre o roteiro feito pela Expedição em 2018. A equipe de técnicos e jornalistas passou pelos seis maiores exportadores de carne suína do Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás) entre os meses de setembro e outubro. O Brasil é o quarto maior produtor mundial dessa proteína animal, com 3.725 mil toneladas de carcaças suínas abatidas em 2017, segundo números do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O Brasil tem conseguido bons índices no mercado externo, mas a grande dificuldade da suinocultura nacional é o aumento do consumo dentro do país. Por decorrências de mitos que questionavam a qualidade dessa carne, o suíno, mesmo sendo competitivo em preço, ainda não ganhou a mesa dos brasileiros”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Suinocultura, Giovani Ferreira.

Serviço

LANÇAMENTO EXPEDIÇÃO SUINOCULTURA 2018

DATA: 20 de novembro, quinta-feira

HORÁRIO: 17h

LOCAL: Frimesa

ENDEREÇO: R Bahia, 159 – Centro – Medianeira, PR

INFORMAÇÕES: www.expedicaosuinocultura.com.br

————————————————-

Sobre a Expedição Suinocultura 2018

A Expedição Suinocultura é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, que detém o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada há doze temporadas. O projeto consiste em um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia da carne suína no Brasil com roteiros pelos seis principais estados produtores: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em sua segunda edição, a Expedição Suinocultura conta com o apoio técnico, financeiro e logístico da MSD Saúde Animal, da Boehringer Ingelheim, da Frimesa, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Grupo Renault.

Saiba mais: www.expedicaosuinocultura.com.br

Deixe uma resposta