Agronegócio

Paraná alcança segunda maior média diária de exportações de carne de frango do ano em setembro

Com 7,1 mil toneladas embarcadas por dia no mês, avicultura paranaense exportou 449,1 mil toneladas no terceiro trimestre de 2018, número recorde para o setor no estado

Setembro manteve os bons resultados para a avicultura paranaense no segundo semestre. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Paraná conseguiu sua segunda melhor média diária nas exportações de carne de frango do ano, com 7,1 mil toneladas embarcadas por dia, atrás apenas de julho (7,7 mil toneladas diárias), sendo que o sétimo mês do ano teve apenas 19 dias úteis, menor marca de 2018.

No total, a avicultura paranaense embarcou 135,5 mil toneladas de carne de frango em setembro, fechando o terceiro trimestre do ano com 449,1 mil toneladas, recorde histórico para a avicultura estadual. Nesses período, o Paraná obteve, pela primeira vez no ano, US$ 200 milhões de receitas em cada um dos três meses, totalizando US$ 705,2 milhões.

Esses números mostram como o Paraná tem uma estrutura que garante a eficiência na produção, mesmo após as adversidades do primeiro semestre. Prova disso é que temos aumentado nossa participação nas exportações nacionais, sendo responsáveis por 38% dos embarques neste mês”, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins.

Destaque nas importações

Principal importador da carne de frango brasileira, a Arábia Saudita aumentou em 79,3% de suas importações da proteína animal do Paraná em setembro, subindo de 9,7 mil toneladas em agosto para 17,4 mil toneladas no sétimo mês do ano. Os números devem ser tendência para o estado, pois o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu nota garantindo a permanência dos sauditas como parceiros comerciais do Brasil, após especulações do final do vínculo durante o ano.

Sobre o Sindiavipar

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 42 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 35% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 160 países em todo o mundo. Mais informações: sindiavipar.com.br.

Deixe uma resposta