Agronegócio Notícias

Uso de adsorventes na ração auxilia os suinocultores no combate às micotoxinas

Segundo estudo da FAO, 25% dos grãos utilizados na nutrição animal apresentam contaminação por micotoxinas, gerando prejuízo de US$ 1 bilhão por ano na suinocultura mundial

A atenção à alimentação dos planteis suínos é indispensável para o crescimento da produtividade no setor. Com os investimentos em nutrição respondendo por 79% dos custos de produção, segundo dados da Embrapa, a qualidade das matérias-primas utilizadas na ração é um fator que deve ser considerado pelo suinocultor. Estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aponta que 25% desses grãos apresentam contaminação por micotoxinas, gerando prejuízo na casa de US$ 1 bilhão para o setor em todo o mundo. A utilização de adsorventes dessas substâncias, via ração, surge como uma opção aos produtores para enfrentarem esse problema.

As micotoxinas são produzidas por fungos devido à má conservação dos alimentos, sendo que também podem aparecer em lavouras de milho e trigo. Alguns dos impactos dessas substâncias nos suínos são a redução do consumo de ração e da imunidade dos animais, além de danos intestinais, respiratórios, hepáticos e no desempenho reprodutivo. “Em muitas situações, os efeitos podem não ser visíveis e medidos, porém comprometem o ganho de peso e desempenho dos animais. Além disso, as micotoxinas têm ação sinérgica e, quando combinadas, mesmo em níveis mais baixos, trazem alto impacto à saúde animal”, avalia a gerente de vendas para suínos da Alltech do Brasil, Sarah Antunes.

Alguns gêneros de fungos podem se multiplicar também dentro dos silos no campo ou na fábrica de ração. Por isso a adoção de boas práticas de armazenagem e soluções antifúngicas garantem maior segurança ao processo. Atualmente são conhecidos cerca de 500 tipos de micotoxinas, por isso a dificuldade na eliminação total desse problema na produção. E os climas subtropical e tropical, encontrados na maior parte do Brasil, aumentam o risco de contaminação por essas substâncias.

Solução ao produtor

O Mycosorb A+, produto da Alltech, tem uma solução à base de glucanos extraídos da parede celular de levedura, impactando em maior eficiência na adsorção e segurança na qualidade e nutrição dos alimentos. A Alltech irá apresentar essa e outras soluções voltadas ao suinocultor na PorkExpo, que será realizada entre os dias 26 e 27 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Deixe uma resposta