Entretenimento Gente & Comportamento Notícias

Novo projeto do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, mapeia 1750 pontos de cultura no Brasil

Pesquisadores da FGV vão visitar a partir deste mês 1.750 pontos de cultura em todas as regiões do Brasil. Trata-se da primeira etapa do trabalho de mapeamento, diagnóstico, avaliação e estudo de impacto do programa Cultura Viva, encomendado pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

É um dos mais relevantes programas do MinC. Acontece há 14 anos, mas apenas agora terá seus resultados mensurados e analisados. O objetivo é que até o fim do ano seja apresentado um relatório completo e também um plano de ação para tornar o programa mais eficiente. Algumas mudanças já foram empreendidas, como a adoção de uma nova modalidade de repasse de recursos, menos burocrática.

O programa tem méritos evidentes, mas acumulou uma avalanche de problemas ao longo do tempo. O Ministério da Cultura está passando a limpo os convênios em vigor com estados e municípios, resolvendo os problemas. Já foi feita a repactuação dos convênios com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Rio, o que permitiu um novo investimento de cerca de R$ 25 milhões. Estão em fase final as tratativas com o Governo do Rio Grande do Sul. Estamos salvando o Cultura Viva. Saiu uma nota sobre isso na coluna de Sonia Racy, no Estadão.

#CulturaGeraFuturo
#GovernoFederal

Deixe uma resposta