Agronegócio Cidade & Região

Diagnóstico da Expedição Avicultura chega ao Nordeste brasileiro

Objetivo da incursão inédita do projeto é estimar o potencial de produção e consumo da região

Em sua quinta edição, a Expedição Avicultura faz pela primeira vez um roteiro no Nordeste brasileiro. As visitas técnicas ocorrem em Pernambuco, líder da região na produção avícola de corte e postura. Apesar da liderança no Nordeste, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o estado produz apenas 1,02% das 13.056 milhões de toneladas nacionais.

A Expedição irá passar por cidades como Garanhuns e São Bento do Una, que estará recebendo a III Feira da Avicultura do Nordeste (Aviuna). A cidade localizada no agreste pernambucano é a maior produtora de ovos do Norte e Nordeste brasileiro, sendo a quinta colocada em todo Brasil com 10 milhões de ovos por dia.

Abastecida pelo milho da Região do Matopiba, a avicultura do Nordeste não tem sofrido com as altas no preço do insumo, um dos principais problemas na produção no Sul e Sudeste. Outro aliado na redução dos custos de produção é a baixa amplitude térmica, dificuldade enfrentada pelos produtores em climas temperados.

O potencial de expansão para a avicultura nordestina é alto. Atualmente a produção é quase toda destinada para o mercado regional. A facilidade para escoamento dos produtos, aliada com a maior proximidade dos mercados internacionais são atrativos para os avicultores da região aumentarem sua participação nas exportações nacionais.

Para Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Avicultura 2018, a cadeia produtiva da avicultura começou a se estruturar com escala no Nordeste com o aumento da poder aquisitivo da população. Com mais renda, a região do Brasil que concentra parte significativa da população nacional passou a consumir mais proteína animal. Como consequência da ampliação do consumo, cresce também a indústria de abate e o mercado de insumo à produção.

Encerramento

Para apresentar um balanço sobre os roteiros os principais números de produção e panorama dos seis estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Minas Gerais) percorridos nos últimos meses, a Expedição Avicultura realiza, no dia 8 de agosto, o evento de encerramento da 5ª edição na cidade de Cambé, região norte do Paraná, na sede da Brado Logística.

———————————————–

Sobre a Expedição Avicultura 2018

Em sua quinta edição, a Expedição Avicultura volta à estrada para construir um novo diagnóstico da cadeia produtiva de carne de frango e ovos no país. Além dos seis estados visitados na edição anterior – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás –, a equipe de técnicos e jornalistas desembarca em Pernambuco para acompanhar o desenvolvimento do setor na região Nordeste do Brasil. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e da Boehringer Ingelheim, com patrocínio da Brado Logística e apoio do Grupo Renault, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), C. Vale Cooperativa Agroindustrial, Integra Foods, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e SPRO IT Solutions.

Deixe uma resposta