Agronegócio

Setor que mais congrega cooperativas reúne mais de 1500 instituições no Brasil

Responsáveis por quase metade da produção agrícola nacional, as cooperativas brasileiras se destacam pelos altos índices de produção e por auxiliar os produtores integrados a se manterem competitivos. O agronegócio é o setor que congrega a maior parte das cooperativas. No Brasil, são ao todo mais de 1.500 instituições e mais de 180 mil produtores cooperados. Para homenagear e destacar a importância do trabalho das cooperativas, comemora-se neste dia 7 de julho o Dia Internacional do Cooperativismo.

“As cooperativas são importantes ferramentas de transformação social, por meio dos seus resultados financeiros, na medida em que geram trabalho, emprego e renda, fortalecendo a economia local”, explica o superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Renato Nobile. O especialista ressalta que o setor é o ramo que concentra o maior número de cooperativas e empregados, e o terceiro em número de associados. As cooperativas agropecuárias estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, distribuídas em mais de 1.400 municípios.

Segundo Nobile, mesmo sentindo as dificuldades frente às crises econômicas, o cooperativismo segue se destacando. “O cooperativismo possui um elemento que possibilita passar por essas crises minimizando seus impactos negativos. Trata-se do cooperado. A cooperativa é uma empresa de gente, cujo principal capital é o humano. Com investimento forte, gestão especializada e apoio de todo o seu quadro social, elas antevêem crises e oportunidades e se lançam cada vez mais seguras em um mercado competitivo e que exige resiliência de todos os envolvidos”, destaca.

Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa. Por meio delas, os produtores podem se fortalecer economicamente, reduzir custos e maximizar resultados e oportunidades, como maior inserção em novos mercados, por exemplo.

Para o diretor comercial da Alltech Crop Science, Ney Ibrahim, a ação cooperativa trouxe grande impulso para o setor, organizando os produtores rurais, melhorando as condições de comercialização dos produtos agrícolas e a compra de insumos. “Hoje ela é representada por grandes organizações que são fundamentais no fortalecimento da economia regional e nacional”, ressalta.

Texto e fotos Alltech

Deixe uma resposta