Cidade & Região Entretenimento Eventos Gente & Comportamento

Oficinas de reciclagem associadas a atividades culturais serão oferecidas a alunos da zona rural, no próximo sábado em Uberlândia

Uma manhã especial com oficinas de utilização de recicláveis para confecção de bonecos, fantoches e instrumentos musicais, além de aprendizados sobre gestão de resíduos e um lanche especial para a integração de todos. Assim será o próximo sábado, das 7 às 11h, para os alunos da Escola Municipal Dom Bosco, que funciona no antigo Patronato. Eles participarão de um projeto desenvolvido peloInstituto Cooperamundo, aberto à participação da comunidade por meio de voluntariado.

A Escola Municipal Dom Bosco tem 373 alunos da zona rural, entre 4 e 17 anos, que estudam em dois turnos e em sua maioria vive em situação precária. Neste sábado (5/05) eles terão a oportunidade de aprender algo além do que é rotineiro nas salas de aulas. Durante toda manhã serão realizadas oficinas com o reaproveitamento de materiais recicláveis para a confecção de bonecos, fantoches e instrumentos musicais, que serão utilizados em atividades práticas com a orientação de professores músicos. Junto a tudo isso haverá a conscientização e ensinamentos sobre a importância e como fazer a gestão de resíduos, além da criação de cartazes para difundir os conhecimentos. Para promover a integração entre os alunos e os voluntários haverá também um lanche especial. Esta primeira ação do projeto na Escola Municipal Dom Bosco acontece das 7 às 11h deste sábado e os interessados em participar como voluntários no desenvolvimento das atividades, que serão conduzidas por especialistas, poderão obter mais informações por meio do telefone (34) 3304-2496 ou e-mail ola@cooperamundo.org.

Segundo Fernanda Peppe, presidente do Cooperamundo – que desenvolve esta ação – a participação da comunidade é uma forma de ampliar os benefícios desta ação, pois mais do que desenvolver a conscientização ambiental e incentivar praticas que farão a diferença no meio em que os alunos convivem, haverá ainda a questão do convívio social. “Este projeto é voltado para a promoção da cidadania, desenvolvimento ambiental, social, cultural e humano de alunos, famílias e comunidade no geral. Observamos que muitos destes alunos vivem uma realidade completamente diferente do que estamos acostumados e estão à margem da sociedade, sem vivências que são fundamentais em seu desenvolvimento. Mais do que promover as oficinas, nós e os voluntários conheceremos a realidade por lá vivida e levaremos aos alunos e suas famílias interação e maior socialização. Será uma manhã de integração social e muitos conhecimentos”, explica Fernanda Peppe, que também anunciou que em breve serão divulgadas novas ações com estes mesmos alunos como forma de dar sequência ao projeto.

Instituto Cooperamundo

Com o objetivo de conectar propostas ideias e ações, com a elaboração e implementação de projetos sócios ambientais, o Cooperamundo é um instituto sem fins lucrativos comprometido com a economia circular e colaborativa, criando oportunidades e desenvolvemos potenciais. O Cooperamundo recebe de braços abertos pessoas e parceiros com ideias próprias que tenham potencial transformador e que queiram ser parte de um trabalho desenvolvido com paixão e entusiasmo, disseminando o uso consciente dos recursos naturais para impactar positivamente as comunidades. Para conhecer mais acesse  www.cooperamundo.org

Serviço

Oficinas de reciclagem associadas a atividades culturais com alunos da Escola Municipal Dom Bosco

Data: Sábado – 5 de maio

Horário: 7 às 11h

Local: Escola Municipal Dom Bosco – Rodovia Br365 Km20, 0, S/N (antigo Patronato)

Participação de voluntários: devem fazer contatos por meio do telefone (34) 3304-2496 ou e-mail ola@cooperamundo.org

Deixe uma resposta