Gente & Comportamento Notícias

Tenente Coronel Fabio Almeida assume o comando do CLBI

O Tenente-Coronel Fabio Almeida assumiu em dezembro de 2017 o comando do CLBI, Centro de Lançamento Barreira do Inferno, localizado em Natal, no Rio Grande do Norte. O local é uma base espacial requisitada, entre uma de suas importantes funções, está o rastreamento do centro de Korrou na França, é  daqui no Brasil que são rastreados os foguetes lançados pela base francesa, como o Ariane 5.
Fabio Andrade de Almeida, Tenente-Coronel Engenheiro da FAB, é Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Nascido em São Paulo – SP é casado e pai de duas filhas, gosta de automobilismo e futebol. Pratica corrida como prática esportiva e fez a primeira Maratona em 2017. Piloto Privado e de Acrobacia Aérea. Formado pelo ITA em 1995 em Engenharia Aeronáutica. Engenheiro de Ensaios em Voo pelo Curso de Ensaios em Voo da FAB em 1996. Mestre em Ciências pelo ITA em 2001. Doutor em Engenharia pela Universidade Técnica de Braunschweig – Alemanha – em 2009.
Participou dos ensaios de diversos sistemas de Defesa da FAB e da Certificação das Aeronaves Legacy 650, Embraer 170 e Embraer 190. Possui aproximadamente 700 horas de voo como Engenheiro de Ensaio em mais de 20 tipos diferentes da aeronaves. Foi instrutor do Curso de Ensaios em Voo da FAB. Foi professor convidado da Pós-Graduação do ITA entre 2011 e 2016. É pesquisador e engenheiro de controle de aeronaves tripuladas e não-tripuladas. Publicou diversos artigos em revistas científicas de alto fator de impacto e foi por dois anos seguidos Chefe de Sessão no maior Congresso Internacional da área nos Estados Unidos. Participou da equipe que desenvolveu e testou com sucesso o primeiro sistema no Brasil de decolagem e pouso 100% automáticos de uma aeronave não-tripulada.
É Membro Sênior do Instituto Norte-Americano de Aeronáutica e Astronáutica – AIAA. Chefiou as Divisões de Sistemas Aeronáuticos e de Eletrônica do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE
Foi gerente dos projetos VLS-1 e VLM-1. Foi o delegado brasileiro no Fórum Internacional para Pesquisa em Aviação – IFAR (www.ifar.aero) entre 2012 e 2017. Foi o primeiro colocado no Curso de Ensaios em Voo da FAB em 1996
Recebeu o prêmio de melhor apresentação de artigo científico no Congresso do AIAA nos EUA em 2015
Foi o primeiro colocado no Curso de Comando e Estado-Maior da FAB em 2017.
Saiba mais sobre ele acessando os links abaixo:
Alguns links:

Deixe uma resposta