Cidade & Região Entretenimento

Das Gerais por Mário Lúcio Rosa

Dona Beija, colonizadora do Cerrado Mineiro

ANNA JACINTHA DE SÃO JOSÉ, mais conhecida como DONA BEIJA, nasceu em 1800, na cidade de Formiga-MG. Filha de Maria Bernarda dos Santos e de pai desconhecido, veio para São Domingos do Araxá (Araxá), ainda na infância. Seu avô, envergonhado de ter em casa uma mãe solteira,decidiu abandonar sua terra. Em Araxá,Anna recebeu do avô o apelido de BEIJA e crescia em formosura. Poucos anos depois perdeu a mãe e a avó,ficando aos cuidados do avô. Aos 13 anos de idade,o arraial de São Domingos do Araxá recebeu a ilustre visita do Ouvidor da Corte, Joaquim Inácio Silveira da Mota,que vivia em Paracatu do Príncipe (Paracatu ),sede da Ouvidoria, responsável pelos Julgados de Araxá e Desemboque. A região do Triângulo Mineiro, na época pertencia à Capitania de Goyaz.
Na referida visita do Ouvidor a Araxá houve uma grande festa,na qual beija e seu avô foram convidados e compareceram.
Encantado com a beleza da jovem, após a festa, na sua partida para Paracatu,o Ouvidor mandou raptar a jovem,em cujo incidente,seu avô foi assassinado e Beija levada para ser amante do Ouvidor, em Paracatu,vivendo lá por mais de  5 anos.
Devido ao crime e escândalos,o ouvidor seria julgado. Como ele não se dava bem com o governador da Capitania de Goiás, articulou o desmembramento dessa região,para a Capitania de Minas Gerais, onde gozava de prestígio junto ao governador e sairia ileso, na história.
E,assim, em 04 de Abril de 1816,a região do Triângulo Mineiro,através de um alvará assinado na Corte, com sede no Rio de Janeiro,na época de Dom João VI, foi desanexada de Goiás e voltou a pertencer a Capitania de Minas Gerais.
Assim, dada a péssima repercussão em toda a corte,acerca do comportamento do Ouvidor, o mesmo foi recolhido à corte, e Beija, que era conhecida como ”A MOÇA DO OUVIDOR” se viu obrigada a partir,buscando refúgio em Araxá. Sendo repudiada pela sociedade conservadora da época,com os recursos doados pelo Ouvidor,montou uma casa de diversões noturnas,vivendo como cortesã,recebendo altos fidalgos da corte.

Deixe uma resposta