Agronegócio

Cooxupé comemora 60 anos com conferência que ressalta a sustentabilidade e qualidade do café

Conferência recebeu especialistas para falar sobre temas atuais da cafeicultura brasileira em São Paulo. Após evento jornalistas estrangeiros conheceram sede da cooperativa e também propriedades rurais.

A Cooxupé, em parceria com a BASF, ABAG e Sistema OCESP (Fescoop – Ocesp – Sescoop), reuniu no dia 25 de abril, no auditório da OCESP em São Paulo, especialistas para apresentar a realidade da produção cafeeira no país, a sustentabilidade colocada em prática e a qualidade do café brasileiro. Participaram convidados de entidades ligadas à cadeia produtiva do café, jornalistas estrangeiros e imprensa nacional.
A conferência, denominada “Café Brasileiro: Sustentabilidade e Qualidade” integra os eventos em homenagem aos 60 anos de atividade voltada ao café e 85 anos de cooperativismo regional da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. A abertura foi com palestra do Presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) Luiz Carlos Corrêa Carvalho, que ressaltou o protagonismo do Brasil no agronegócio mundial. Também se apresentaram ao público presente, Edvaldo Del Grande – presidente da OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – Arnaldo Jardim, Evaristo de Miranda – Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por satélite, Diretor Executivo do Instituto Arapyaú – Marcelo Furtado e Eduardo Leduc – Vice-Presidente da BASF.
O presidente da Cooxupé Carlos Paulino encerrou a conferência falando sobre Responsabilidade Social Cooperativista entre os pontos destacados estava o papel social da cooperativa e também o Compliance, programa de integridade que faz parte da realidade corporativa da Cooxupé. “É papel do cooperativismo a busca da transformação social para a sociedade”, afirmou.
Depois de participarem da Conferência “Café: Qualidade e Sustentabilidade”, em São Paulo, jornalistas dos Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Reino Unido estiveram em Guaxupé para conhecer de perto as instalações da Cooxupé e como a cafeicultura acontece na área de atuação da cooperativa.
No dia 26 de abril, o grupo se reuniu com a diretoria da Cooxupé, e acompanhou uma apresentação institucional do presidente Carlos Paulino, almoçaram na Assoxupé, e na sequência conheceram os processos de classificação do café no Laboratório de Controle de Qualidade, o Laboratório de Análise de Folha e de Solo e o Complexo Industrial Japy. Já no dia 27 de abril, o roteiro da visita mostrou para os jornalistas como é a realidade da cafeicultura brasileira na área de ação da Cooxupé.

Deixe uma resposta