Agronegócio

AgroExpress com o poder da Abobóra

1. Ajuda a emagrecer
Rica em fibras e água, a fruta deixa você satisfeita por mais tempo. Além disso, a abóbora tem poucas calorias: 33 por 100 gramas. E o melhor, é versátil e fica uma delícia assada ou cozida, doce ou salgada.

2. Deixa você mais jovem
“A cor alaranjada revela uma quantidade enorme de betacaroteno – substância que, no organismo, se transforma em vitamina A”, diz Edina Sakamoto, nutricionista de Campinas (SP). O que você ganha com isso? Pele lisinha, sem rugas, e visão saudável. Outro nutriente presente é a curcubicina, que harmoniza o organismo, especialmente o da mulher, porque favorece a produção dos hormônios femininos. Os hormônios em ordem colaboram para deixar você bonita e feliz.

3. Controla o nível do colesterol ruim
As sementes da abóbora têm fitosterol, um componente natural que reduz os níveis de LDL, o colesterol ruim, do organismo.

4. Previne o câncer
O corpo é cheio de radicais livres, que danificam as células do organismo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, os antioxidantes ajudam a prevenir a doença. Abóbora para o cardápio, já!

5. Melhora o sono e deixa você mais feliz
A fruta também tem triptofano. “Essa substância favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar”, afirma Thais Yumi Kogachi, nutricionista do setor de Alimentação Natural da Fundação Mokiti Okada, em São Paulo. Serotonina não só faz você feliz, mas também ajuda a melatonina, que regula os seus ciclos de sono. Uma boa noite de sono seguida por uma manhã feliz? Parece irrecusável!

6. Regula o intestino e dá disposição
As fibras (elas de novo) também ajudam você a ficar bem-disposta, pois contribuem para o bom funcionamento do intestino. “A abóbora ainda oferece vitaminas (A, C, E e as do complexo B) e minerais (zinco, cálcio, fósforo, ferro e potássio)”,

Fonte > Luciana Harfenist, nutricionista do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário