Cidade & Região

FUCAMP inaugura Memorial Mário Palmério

Em comemoração ao centenário de Nascimento de Mário Palmério, a FUCAMP inaugurou na quinta-feira (9), o Memorial em homenagem a este carmelitano. O Memorial Mário Palmério da FUCAMP contém uma extensa e rica história desse ilustre filho de Monte Carmelo que viveu intensamente todos os papeis em que atuou. Mário Palmério foi escritor, Membro da Academia Brasileira de Letras, político, sertanista, Embaixador do Brasil no Paraguai, compositor, musico e acima de tudo, professor, deixando um grande legado para a nossa cidade: a Educação.

“O Memorial Mário Palmério conta a história deste carmelitano por meio de fotos, livros, vídeos e documentos e foi estruturado com o intuito de manter viva a história deste homem que ainda faz história em nossa cidade e região por meio da Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), sendo um dos grandes idealizadores desta Instituição.” Explica o Diretor da FUCAMP, Professor Me. Guilherme Ghelli.

A FUCAMP também inaugurou o memorial on-line, que é a extensão do memorial físico, localizado na biblioteca da Instituição. Ele pode ser acessado pelo endereço: http://www.fucamp.edu.br/memorial-mario-palmerio/

Uma noite de homenagens

Durante o evento de inauguração, a FUCAMP prestou homenagens a Mário Palmério pelo seu centenário de nascimento, e ao Reitor da Uniube e Presidente de Honra da FUCAMP, Dr. Marcelo Palmério, pelo trabalho de viabilização da FUCAMP.
Para o Dr. Marcelo Palmério o evento foi emocionante, “primeiro pela homenagem e depois, por ver o quão magnífico está o Campus que ele (Mário Palmério) trouxe para a cidade. Aqui há espírito de dedicação, empenho e do acreditar na educação. Tenho certeza de que o dia em que o MEC vir e sentir esse espírito, o Centro Universitário está garantido”, conclui Marcelo.

Na ocasião, os sócios-fundadores também receberam uma homenagem pelo trabalho realizado em prol da Instituição. Além dessas homenagens, as Professoras Conceição Aparecida Alves Paulino e Neuza Rosa Naves, e a Sócia- fundadora Amélia Alvina Neves Faleiros, receberam o reconhecimento por terem trabalhado com tanto empenho na elaboração dos projetos dos primeiros dos cursos de graduação da Fundação; e ainda, o Professor Luciano Limírio de Carvalho, pelo brilhantismo na condução do Campus VI da Uniube, o embrião da FUCAMP.

FUCAMP agradece terreno doado para ampliação

Durante este evento, a FUCAMP também agradeceu ao Prefeito Dr. Fausto Reis Nogueira e aos vereadores de Monte Carmelo, pela doação de um terreno de 8.900m² que será destinado à ampliação das instalações da faculdade e criação de novos cursos.
“Como educador, posso afirmar que toda iniciativa em apoio ao ensino resulta em bons frutos. A FUCAMP é uma instituição muito séria e importante que vem crescendo ao longo dos anos e contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade. A sua expansão, com certeza, fortalecerá ainda mais o nome de Monte Carmelo como um polo educacional para a nossa região”, afirmou Fausto.

157DSC05936

1 Comentário

  • Parabéns à FUCAMP, e a Mário Palmério, não apenas um escritor, não apenas um pioneiro da educação, mas um marco referencial, que continua vivo, da história e da cultura das das geraes.

Deixe uma resposta