Cidade & Região

Seda dá suporte na constituição de mais uma cooperativa no Estado

Apicultores do Norte de Minas poderão ter acesso aos mercados para comercialização de mel

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, esteve em Bocaiúva na última sexta-feira (13/05), para assembleia de constituição da Cooperativa dos Apicultores Agricultores Familiares do Norte de Minas – Copemapi, constituída com o suporte da Seda.  A cooperativa recém-constituída conta com noventa e dois cooperados.

As atividades com os produtores de mel do Norte de Minas Gerais vêm sendo articuladas em diversas áreas dentro da Seda, como a Superintendência de Acesso a Mercados e Comercialização (Sumec), Superintendência de Crédito Fundiário e Regularização Fundiária (Sucref), Superintendência de Apoio a Produção Sustentável (Suaps) e Superintendência de Infraestrutura Rural (Sir). O objetivo é dar um suporte mais amplo em todo o ciclo, que vai desde a produção até a comercialização.

Além da secretaria, várias associações contribuíram com a formação da Copemapi. A Associação dos Apicultores de Bocaiúva (Apiboc) apresentou destaque por ter firmado parceria com a Seda em diversos momentos neste processo.

“A constituição da Copemapi faz parte do projeto (CooperaMinas) que está vinculado a uma proposta maior baseada no fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar e reforma agrária de Minas Gerais”, disse a assessora técnica da Seda, Eulália de Lima Gomes.

Neste ano, a Seda por meio da Sumec realizou uma formação básica em cooperativismo em Montes Claros, e reuniu aproximadamente 13 representantes de  associações. Dentro deste trabalho, em abril, a secretaria também deu suporte para a constituição da Associação dos Empreendimentos da Economia Popular Solidária e Agricultores Familiares de São João Del Rey (Aespaf).

Apiboc

A Apiboc participa a aproximadamente um ano da feira livre urbana na Cidade Administrativa. A Seda também articulou e apoiou financeiramente a associação na participação do evento Superminas Food Show, que é o segundo maior evento do varejo alimentício brasileiro. Além de convênios que foram firmados.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: