Cidade & Região

Prefeitura entrega reforma e ampliação da UBSF Elias de Moraes

O prédio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Elias de Moraes foi reformado e modernizado pela Prefeitura e vai ser entregue à população na próxima quinta, 19, às 16h. O endereço é Avenida Brasil, 200, bairro Vila Nova.

A unidade de saúde fornece serviços como consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativo, retirada de pontos, inalação, soroterapia, aplicação de medicamentos, exame de Papanicolau, teste do pezinho, entre outros. Em 2015, realizou mais de 40 mil atendimentos.

A reforma do prédio incluiu troca de pisos, construção de rede elétrica, reparos no telhado e pintura. As instalações foram adequadas às normas de acessibilidade com a troca de portas, adaptações em banheiros e construção de rampas de acesso. A unidade agora tem sala de medicação e observação, sala de imunização, farmácia, sala de esterilização, consultório médico, copa, enfermagem e recepção.

Além desta, a Prefeitura reformou a unidade do bairro Santa Rita e a dos distritos de Celso Bueno e Gonçalves. As dos bairros do Carmo, Catulina,  Vila Dourada, Vila Nova e Montreal também receberam melhorias.

Atualmente, Monte Carmelo conta com 10 UBSFs e um PACS (Programa Agentes Comunitários de Saúde) na área urbana, uma UBSF no distrito de Celso Bueno e duas unidades de apoio, sendo uma no distrito de Gonçalves e uma em Buritis. Estas unidades realizam a média de 55 mil atendimentos por mês. Em 2015, totalizaram 462.979 atendimentos.

Mas os investimentos na área da Saúde não param por aí. A Prefeitura construiu uma Academia da Saúde no bairro Montreal e outra no Catulina, concluiu a obra do Hospital Municipal, reformou e ampliou o Pronto Socorro, está construindo uma UBSF no bairro Jardim dos Ipês e duas unidades da Rede Farmácia de Minas, uma no bairro Montreal e outra no bairro do Carmo.

Também investiu em equipamentos como a aquisição de novo aparelho de Raios X para o Pronto Socorro, em nove aparelhos de eletrocardiograma e nove desfibriladores para as UBSFs, cinco ambulâncias zero e uma adaptada com UTI móvel, além da contratação de  médicos especialistas nas áreas de pediatria, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, urologia, angiologia e cirurgia geral.

Hoje, o Programa Melhor em Casa atende 35 pessoas por mês fornecendo internação domiciliar, médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnicos em enfermagem; o Saúde do Trabalhador realiza a média de 900 consultas e 1500 exames de rotina por ano; o Centro Oftalmológico Ireno do Carmo realizou quase 5.000 atendimentos entre maio de 2014, quando foi criado, e dezembro de 2015 e a Semana de Saúde Bucal beneficia em torno de 3.600 crianças de 6 a 10 anos de 10 escolas municipais e estaduais todo ano.

Deixe um comentário