Gente & Comportamento

PRESIDENTE DO TJDFT RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE BRASÍLIA

desembargadorgetulio

O Presidente do TJDFT, o desembargador carmelitano Getúlio de Moraes Oliveira, recebeu nessa quinta-feira, 7/4, o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF e reuniu representantes dos três Poderes, familiares e amigos do magistrado.

O título foi entregue pela Presidente da CLDF, deputada Celina Leão, que destacou a gestão do Presidente frente ao Tribunal, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico, a criação de novos fóruns e CEJUSCs, bem como a posse de novos juízes e servidores, entre outras medidas, tendo em vista o fortalecimento da prestação jurisdicional no DF.

O Presidente do Tribunal ficou muito agradecido ao receber o reconhecimento de tal magnitude. “Eu sempre me considerei filho de fato. Agora, recebendo o título, me considero filho de fato e de direito. Brasília é o local onde realizei todos os meus sonhos profissionais. Para mim e para a minha família, foi formidável ter vindo morar aqui e contribuir com o progresso dessa linda cidade”, declarou.

Na ocasião, o governador Rodrigo Rollemberg também elogiou o trabalho realizado pelo Presidente do TJDFT em prol da cidade. “Estamos fazendo justiça a uma pessoa que merece esta honra por sua trajetória pública. Juiz vocacionado, que se realiza com a valorização da Justiça”.

O magistrado foi homenageado ainda pelo Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, que destacou a “satisfação por poder render homenagem a tão singular personalidade, conhecida e reconhecida por unir com maestria a simplicidade inerente àqueles nascidos no estado de Minas Gerais e uma carreira pautada no estudo com o aperfeiçoamento e a ampliação dos saberes por muito além do campo jurídico, foco primeiro de sua atividade”.

Também estiveram presentes na mesa de honra da cerimônia a Vice-Presidente da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz; o Procurador-Geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa; o presidente da OAB/DF, Juliano Couto; o ex-deputado distrital Washington Mesquita.

Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira

O desembargador Getúlio Vargas de Moraes Oliveira é natural de Monte Carmelo – MG. Graduado pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em Uberaba, no ano de 1975, ingressou na magistratura do DF, em janeiro de 1980, e, em outubro do mesmo ano, foi promovido a juiz titular do DF. Em agosto de 1992, ascendeu a desembargador, ocupando o cargo de Corregedor da Justiça do DF, no biênio 2002-2004. No TRE-DF, o desembargador ocupou o cargo de Vice-Presidente e Corregedor. Em 21/2/2014, foi eleito Presidente do TJDFT para o biênio 2014-2016. Também foi escolhido pelo Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais brasileiros para compor a Comissão Executiva desse órgão, em 23/11/2015.

Em sua jornada no Judiciário, foi agraciado com diversas comendas, entre elas a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, no grau de Grã-Cruz; a Medalha do Mérito Eleitoral, na categoria Jurista; a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, no grau Grão-Colar; a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Grande Oficial; e a Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau Alta Distinção.

Por ACS
Fonte Tribunal de Justiça do Distrito Federal

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: