Gente & Comportamento

Deputado Professor Neivaldo recebe Medalha de Honra da Inconfidência

O Deputado Professor Neivaldo participou nesta quinta-feira (21), da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (Região Central do Estado). A comenda é concedida, anualmente, na data de celebração do Dia de Tiradentes, principal líder da Inconfidência Mineira, que foi executado em 21 de abril de 1792. A Medalha da Inconfidência é um reconhecimento do governo de Minas Gerais a autoridades e cidadãos que se destacam em suas áreas, contribuindo para o progresso e o bem-estar da sociedade.

O Deputado foi um dos 148 homenageados e recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência. O parlamentar ressaltou a importância de receber essa honraria em data tão simbólica para as conquistas de liberdade no Brasil, sobretudo neste momento em que o País enfrenta uma crise política que, nas palavras dele, “pode abalar a democracia.”

“Fico muito feliz em receber essa honraria e agradeço ao Governador Fernando Pimentel e ao Povo Mineiro pelo reconhecimento. Minas é um estado que luta por liberdade desde sua origem e a palavra está cravada em nossa bandeira. Quero poder continuar legislado por mais liberdade e democracia em Minas e no Brasil” finalizou o deputado.

Concedido exclusivamente a Chefes de Estado e Chefes de Governo, o mais alto grau da distinção, o Grande Colar, foi entregue ao senador e ex-presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto (Pepe) Mujica Cordano, principal homenageado desta edição. Orador oficial do evento, Pepe Mujica foi ovacionado pelo público, e destacou que, naquele momento, “sentia-se brasileiro”. Para ele, os ideais dos inconfidentes, de liberdade e igualdade, fazem parte de uma batalha eterna, que pode sofrer reveses e retrocessos, sendo essencial ter coragem para recomeçar sempre que necessário. “A democracia nunca triunfa completamente, visto que é feita por seres humanos, que são falhos por natureza. Mas também jamais será totalmente derrotada. Derrotados são aqueles que desistem”, declarou Pepe Mujica.

O governador do Estado também concentrou o seu discurso na importância e no valor da democracia, abordando a singularidade do momento político do País. “A data de hoje é um símbolo da emancipação política do Brasil, pois marca um movimento do qual nasceu o sonho de um país livre, e o nome contemporâneo da liberdade é democracia, regime onde nada é maior do que a supremacia do voto popular, única fonte de legitimidade e principal pilar de um governo verdadeiramente democrático”, discursou Fernando Pimentel. Durante a cerimônia, a Praça Tiradentes foi cercada por militantes de movimentos sociais, que, gritando palavras de ordem, protestaram contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Elogiando a participação popular no evento, Fernando Pimentel disse estar emocionado em ver a praça “tomada pelo povo”.

Com informações da ALMG
Assessoria de Comunicação
Deputado Professor Neivaldo
Maycon Dantas – 34 99997-3426
comunicacaoprofessorneivaldo@gmail.com

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: