Cidade & Região

Escola promove caminhada contra a Dengue

Hoje, aprender a combater o mosquito da dengue em Monte Carmelo começa no berço e isso tem têm sido defendido e incentivado em todas as escolas municipais. Conteúdos relacionados ao Aedes aegypti foram inseridos aos métodos de ensino e são trabalhados dentro e fora da sala de aula, do berçário à educação de jovens e adultos.

Um exemplo é o projeto “Movimento contra a dengue” desenvolvido pela Escola Municipal Solon Cardoso Naves que, entre outras ações, leva as crianças para conhecerem o habitat do mosquito enquanto aprendem como eliminá-lo. Para isso, a escola promove atividades ao ar livre, como caminhadas no seu entorno, para que as crianças possam observar e identificar materiais enquanto associam que até o menor recipiente que possa acumular água é um potencial criadouro.

Uma das caminhadas aconteceu na última terça, 5, e contou com a participação de pais, comunidade e alunos da escola. A faixa etária das crianças é de 4 a 5 anos de idade.

As atividades de conscientização e formação fazem parte de um programa da Secretaria Municipal de Educação, dentro de uma série de iniciativas da Prefeitura para combater o Aedes aegypti na cidade, e abrange a educação infantil, 0 a 3 anos de idade, ensino fundamental, até em torno dos 14 anos e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Música, teatro de fantoches, recorte e colagem, caminhada monitorada, vistoria dentro da escola, gincanas, pesquisas, são algumas das ações que estimulam o aprendizado do aluno, tornando-o um multiplicador dos conteúdos aprendidos.

Deixe um comentário