Colunistas

Acessibilidade e Cidadania

Pessoas com deficiência convivem todos os dias com diversas limitações, tanto quanto pela ausência de estruturas acessíveis quanto pela falta de integração entre as que já existem nos ambientes das cidades em que vivem.

Tive a nítida noção de que é exercer Cidadania ao ter em meus braços um filho com uma síndrome rara e altamente limitante. (Pedro nasceu com uma síndrome genética chamada Aicardi Goutieres, com poucos casos no mundo).

Ao entrar em um ônibus, na hora de pagar uma conta, ao comprar um produto, ou mesmo em casa, encontrar espaços que possam ser compartilhados por todos ainda não é tão frequente quanto deveria ser.

Quando falamos de Acessibilidade e Cidadania, nos referimos a verdadeira inclusão de pessoas com deficiência no convívio social.  Significa mais do que propiciar estrutura mínima de acessibilidade por meio de adaptações físicas para permitir mobilidade. A inclusão de pessoas com deficiência representa um conjunto de ações positivas que permitam o verdadeiro exercício da cidadania, dando pleno acesso aos meios que possibilitam que estas pessoas com deficiência possam ter o direito de exercerem suas atividades, garantirem sua saúde e inclusão no mercado de trabalho.

Cidadania é o “direito de ter direitos”.

Exercer o pleno direito da Cidadania é uma desafio entre as pessoas com Deficiência, que diariamente lutam pela melhoria na qualidade de vida e dignidade.

Cidadania é ouvir o outro, é humanizar as relações, é ao praticarmos novas condutas, procurarmos políticas de inclusão que possam gerar igualdade de oportunidades.

Cidadania e Acessibilidade andam sempre juntas, pois, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos, sendo uma via de mão dupla.

Esta integração de inclusão e cidadania acontece  na sociedade de forma efetiva através da luta na forma da lei, somando-se as pequenas conquistas diárias, através de reparações de injustiças e preconceitos do dia a dia.

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: