Gente & Comportamento

Dicas de Etiqueta

Com as festas do final e inicio de ano, acaba rolando algum evento mais sofisticado e com eles há dúvidas na hora de se comportar à mesa.

A água que vem junto com o café, toma-se antes ou depois? Quais talheres eu uso? E as taças, por que há diferentes tamanhos? Pode pôr o cotovelo em cima da mesa? São tantos questionamentos. Selecionamos 10 dicas feitas pelo Blog La Bijouterie fez para ajudar vocês.

Dica 01: Utilize os talheres começando com os de fora para dentro;

Dica 02: Ao iniciar a refeição, não apoie mais os talheres na mesa, apenas no seu prato;

Dica 03: Há uma maneira de indicar que está satisfeita e que o prato pode ser retirado: Coloque o garfo e a faca alinhados no prato, sendo o garfo ao lado esquerdo ou abaixo da faca;

Dica 04: Os talheres que não foram usados, continuam na mesa;

Dica 05: Cotovelos na mesa é deselegante por “n” motivos: dá a impressão de desleixo, passa a sensação de que você não está a vontade ou satisfeita com a companhia, pode sujar a manga da roupa etc;

Dica 06: Para cada tipo de taça, há uma bebida específica. Como são muitas, vamos passar as mais utilizadas.

Para decorar: Tirando a taça de Champanhe, a maior taça é sempre de água.

Dica 7: A água acompanhada da xícara de café é uma tendência vinda da Itália, onde a ideia é “limpar” as papilas gustativas para receber o café. Portanto, devemos tomar a água (normalmente com gás) antes do café. Mas é claro que não é obrigatório, toma quem quiser!

Dica 08: O guardanapo de tecido deve ser colocado sobre o colo quando nos sentarmos à mesa, e se o jantar for demorar, espere até que as bebidas comecem a ser servidas para pôr o tecido no colo.

Dica 09: Potinhos de água com flores ou casca de limão, o que fazer? Primeiramente, não beba essa água…rs…ela serve para limpar as pontas dos dedos ao comer pratos como lagosta por exemplo, em que uma mão segura a lagosta e a outra retira a carne com talher apropriado;

Dica 10: A última mas não menos importante dica vai para aqueles que têm o costume de atrasar. Não se atrase, pontualidade é importante e faz parte da etiqueta.

As “regras” de etiqueta não devem e não são obrigatórias, o importante é se sentir a vontade e querer ser educada. Por isso, antes de ir a algum lugar, procure saber a formalidade do evento.

Ah e a super Dica do Expresso é que sempre devemos segurar na aste da taça para não esquentar o liquido.

Boas Festas!

Deixe uma resposta