Cidade & Região

Aos 103 anos falece a artista plástica carmelitana Maria Guadalupe

Maria Guadalupe Mundim da Costa Canedo nasceu em Monte Carmelo em 1912. Em 1969 começou a pintar profissionalmente. Em 1978, expôs no Salão de Artes de Monte Sião, Minas Gerais e a partir daí participou de várias mostras coletivas. No Brasil, expôs na Galeria Cravo e Canela, Galeria Seta, Galeria Jacques Ardies (São Paulo), na Galeria Jean-Jacques (Rio de Janeiro); fora do país, na Galerie Naïfs du Monde Entier (Paris, França), Galerie Adriana (Holanda) e na Galerie Jacqueline Bricard (França).
Guadalupe também era viúva de Gregoriano Canedo que foi, entre outras coisas, político, jornalista e fundador da Escola Estadual Gregoriano Canedo.

weHá um ano, a Casa da Cultura promoveu uma exposição inédita da artista em Monte Carmelo. Grande parte de suas obras retratam situações da terra natal, da época em que a cidade era apenas um povoado. O congado, o dia de missa, os passeios domingueiros, a antiga praça, a criança soltando papagaio e as procissões são temas comuns em seus quadros.
A memória visual de Guadalupe era transmitida a seus trabalhos por meio de pinceladas singelas e cheias de cores vibrantes que cativam e emocionam o público dentro e fora do país..

Fotos: Sonia Almeida de Oliveira, Casa da Cultura de Monte Carmelo e Galeria Jacques Ardies http://www.ardies.com/artistas/pinturas/m_guadalupe.html

Fonte: https://www.facebook.com/monte.carmelo.96

Por Débora G. Chagas

Deixe uma resposta