Notícias

Conheça a Casa+

A construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta, além de ser o terceiro maior responsável pela emissão de gases poluentes à atmosfera.

Por ser o profissional responsável pelo projeto dos espaços de uma maneira geral, o arquiteto possui um importante papel que vai muito além da especificação de materiais. As consequências das decisões tomadas na elaboração dos projetos arquitetônicos estendem-se ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios. Projetos arquitetônicos são uma grande oportunidade de atuação preventiva frente aos possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades desenvolvidas em um determinado segmento.

Podemos definir sustentabilidade, como dispor o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido, ou seja – nada mais é, que o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Nessa proposta, nós, aqui do escritório, criamos uma casa conceito que reúne todas essas características.

A CASA+ é um projeto de moradia sustentável desenvolvido pelo escritório Lara Arquitetura. O conceito é de uma habitação compacta que pudesse ser implantada em qualquer região do mundo, utilizando-se dos recursos naturais disponíveis de maneira racional e gerando energia com o menor impacto ambiental possível.
A ideia consiste na utilização de materiais certificados e recicláveis, mecanismos de armazenamento e reaproveitamento da água da chuva, geração de energia limpa e renovável por meio de fontes eólicas ou solares, com placas dispostas ao longo de toda a cobertura da casa (dependendo das características climáticas de cada local onde o projeto for implantado).

Um grande número dessas moradias, além de gerar a própria energia consumida, seriam capazes de gerar energia excedente para ser compartilhada com outras moradias, e assim, reduzir o déficit energético das cidades por meio de uma fonte alternativa de captação.

Deixe um comentário